A falta de chuvas regulares na região do Alto Uruguai está causando alerta em diversos municípios. Mais de 50 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul já fizeram o pedido ao Governo do Estado para decretar situação de emergência devido à estiagem, incluindo três da região da AMAU. Benjamin Constant do Sul foi o primeiro a fazer o pedido, e agora, Jacutinga e Ponte Preta entraram para a lista. A reportagem do Jornal Bom Dia está em contato com os municípios da região para verificar a situação de cada um.
Jacutinga
Nesta terça-feira (10), o município de Jacutinga decretou situação de emergência devido à estiagem. O Decreto nº 4.420/2023 foi apresentado em reunião para a equipe da Secretaria de Agricultura, Emater e Defesa Civil, o grupo conversou sobre as ações que podem ser feitas para minimizar os prejuízos devido a falta de chuva.
De acordo com o prefeito Beto Bordin, a última chuva considerável no município foi no mês de novembro. “Depois disso, tivemos algumas chuvas, mas entre 5 e 12 mm, pouca coisa. A safra do trigo foi positiva, aconteceu com pleno êxito, já a produção de milho registra prejuízos específicos. A preocupação agora é com a safra da soja, esperamos que chova nos próximos dias para não causar prejuízos”, explica o prefeito. Ainda de acordo com Beto, os produtores de frutas também estão preocupados com a situação e garantindo irrigação para garantir a produção.
O quadro demonstrativo das perdas realizado pelo município de Jacutinga indica um prejuízo financeiro que supera R$ 30 milhões até o momento. Sendo 50% na produção de milho, 10% na produção de soja e 30% na produção leiteira, aproximadamente. As situações mais graves são devido à dificuldade com o fornecimento de alimentos aos animais, como pastagem e milho, o que interfere na produção de leite.
Ponte Preta
O decreto de situação de emergência em Ponte Preta veio após uma reunião na segunda-feira (9). O prefeito Josiel Griseli juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, secretários, coordenadores, Emater e Defesa Civil analisaram em reunião as condições da estiagem no município e decidiram pelo decreto.
O prefeito frisa que Ponte Preta já registra perdas consideráveis, principalmente na cultura do milho. Ainda, Josiel, em nome da administração municipal frisou que a prefeitura vai disponibilizar todo o aparato possível para minimizar os efeitos da estiagem e amparar os agricultores.
Entre Rios do Sul
No município de Entre Rios do Sul, também é possível sentir os efeitos da estiagem. De acordo com levantamento feito pela secretária da Agricultura do município, a perda no milho para silagem ultrapassa os 50% com valor estimado em mais de R$2,8 milhões, o milho em grão registra 40% de perda, ultrapassa R$ 2,2 milhões, no feijão a estimativa é de perda de 30% no valor de mais de R$ 500 mil. A soja já registra 15% de perda, sendo mais de R$8 milhões em dinheiro e o leite a média dos últimos três meses é uma perda de mais de R$ 300 mil.