Proposta tem o objetivo de conscientizar os estudantes das escolas públicas sobre os cuidados com o mosquito
No início deste mês, as Secretarias de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e de Saúde de Severiano de Almeida promoveram a Semana de Palestras com o objetivo de conscientizar os estudantes das escolas públicas sobre a prevenção da dengue, especialmente no que diz respeito à eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.
As palestras contaram com a participação de profissionais de saúde do município, como o agente ambiental Lucas Eduardo Ribeiro e as agentes de saúde Maristela Bernardete Staczak e Edenir Salete Busato, que abordaram temas relacionados à prevenção da doença e aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
Além das palestras, os alunos receberam brindes educativos, como repelentes, para reforçar as orientações sobre o combate à dengue. Lucas Eduardo Ribeiro destacou que o principal objetivo da ação é disseminar informações entre os estudantes e, assim, ampliar o alcance da prevenção às suas famílias, criando uma verdadeira rede de cuidados para evitar a proliferação da doença.
Um dos principais pontos abordados foi o cuidado com o armazenamento de água. O calor do verão proporciona condições ideais para a proliferação do mosquito, por isso foi enfatizada a importância de evitar o acúmulo de água parada em recipientes, como latas, pneus e caixas d'água destampadas.
A ação, além de informar, também reforçou a importância de cada cidadão no combate à dengue, convidando os alunos a se tornarem multiplicadores dessa mensagem de prevenção nas suas comunidades.