A Administração Municipal de Severiano de Almeida está investindo na modernização da pecuária local por meio do incentivo à inseminação artificial bovina. Recentemente, o município subsidiou 50% do valor de 10 botijões criogênicos utilizados para armazenamento de sêmen bovino, totalizando um aporte de R$ 19,5 mil. O restante do valor foi custeado pelos próprios produtores beneficiados.
A iniciativa é voltada aos agricultores que participaram do Curso de Inseminação Artificial Bovina, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e ministrado por Paulo Renato. As aulas práticas foram realizadas na propriedade do produtor Sérgio Rebonatto, com apoio da cooperativa Sicredi.
Com a capacitação concluída, os produtores receberam os botijões com o subsídio municipal, além de garantirem o abastecimento mensal gratuito de nitrogênio líquido, necessário para a conservação do material genético.
Durante a entrega dos equipamentos, estiveram presentes o prefeito Jair Kammler, o vice-prefeito Leonel Dario Lanius Junior e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celito Bolzan. As autoridades destacaram a importância da iniciativa para fortalecer a produção rural no município.
“Estamos atuando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos nossos produtores. A inseminação artificial traz benefícios ao rebanho, amplia a produção e melhora a renda, impactando positivamente nas propriedades”, afirmou o prefeito Jair Kammler.
O vice-prefeito reforçou a importância de incentivar o setor. “É uma forma de motivar o produtor a continuar no campo e investir mais. É um ciclo positivo em que todos saem ganhando”, completou.