21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Tragédia reabre o debate: nossas escolas estão seguras?

teste
Um jovem de 16 anos invadiu uma escola em Estação na manhã de terça-feira, 8, matou uma criança, fer
Por Rodrigo Finardi
Foto Polícia Civil/Divulgação

A tragédia de Estação reabre um debate: nossas escolas são seguras? Nossas crianças estão protegidas? Os pais querem respostas e ações. Com evitar que tragédias como essa se repitam? Vou relembrar algumas tentativas em Erechim, de melhorar a segurança, mas não saíram do papel.

Botão do pânico

Em 2021, projeto dos vereadores Wallace Soares e Emerson Schelski, do PSDB, pretendia que se instale dispositivos eletrônicos (botão do pânico) em todas as escolas da rede pública municipal de Erechim.

Esse sistema aumenta em muito a segurança dos educandários, pois fica interligado diretamente com a Brigada Militar (Projeto Sentinela), agilizando as ocorrências. Mas a ideia não foi adiante.

 

Nova tentativa e detector de metais

Em 2023, um requerimento de informações e um pedido de providências foram debatidos em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Erechim, motivados por morte de professora por um aluno de 13 anos em São Paulo.

O vereador Wallace Soares (PSDB), solicitou novamente a viabilidade de instalação de dispositivo eletrônico de segurança tipo ‘botão de pânico’ nas escolas públicas da rede municipal. E novamente não foi implantado

Já o vereador Carlinhos Magrão (PSDB), requereu estudo de viabilidade para implantação de detector de metais nas escolas públicas municipais de Erechim. Também não avançou por parte do Executivo. 

 

Reforço da Brigada Militar na porta das escolas

No dia 5 de abril de 2023, ataque a uma creche em Blumenau/SC, resultou na morte de quatro crianças, de 4 a 7 anos, e deixou outras cinco feridas, e a Brigada Militar reforçou o policiamento nos educandários da cidade, após circular áudios nas redes sociais, afirmando que ocorreriam ataques a escolas de Erechim. Mas as forças de segurança informaram que os fatos divulgados eram falsos e tranquilizaram a população.

 

É difícil detectar um ataque com antecedência

Eu relembro esses fatos, para que não sejam adotadas ações após alguma tragédia, pois elas, infelizmente, de tempos em tempos, acontecem. Precisamos avançar em ações de prevenção, pois é difícil detectar um ataque com antecedência.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;