Aratiba promoveu, na sexta-feira, 18, a 5ª edição da Conferência Municipal de Saúde. Organizado pelo Conselho Municipal da Saúde, com apoio da Comissão Organizadora e da Secretaria da Saúde, o evento teve como tema central: “Planejando a Saúde Pública Municipal com Participação Popular: Gestão, Desafios e Saúde Mental”.
Durante a conferência, foram debatidos três eixos principais, alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde:
Eixo 1: Implantação da Equipe Multidisciplinar (eMulti) e ampliação de atividades educativas nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE);
Eixo 2: Educação em Saúde Permanente;
Eixo 3: Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), com foco na escuta da comunidade.
A programação contou com palestras do enfermeiro Paulo Antonio Rucinski, que abordou aspectos clínicos e os desafios atuais da saúde mental, e do empresário da área da saúde Silvio Lira, que falou sobre a incorporação das PICS no sistema público de saúde.
A conferência contou com a presença do prefeito Gelson Tarcísio Carbonera, da primeira-dama Helena Maria Jung, do vice-prefeito Joarez Antonio Miechuanski, das secretárias de Assistência Social, Antonieta Cristina Machado e da Educação, Neusa Carniel Bevilaqua, do presidente do Conselho Municipal da Saúde, Giancarlos Ferrazzo Bianchi, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Márcia Matté, além de vereadores, representantes de entidades locais e membros da comunidade.
O Conselho Municipal de Saúde agradeceu a participação de todos os envolvidos, destacando a importância do diálogo coletivo para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.