21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Moradores começam a retornar para casa após vazamento de combustível

Fato ocorreu na segunda-feira, em Erechim. Nesta terça-feira, 19, com a diminuição de gases, hotel e imóveis evacuados foram liberados no início da noite

teste
Quando souberam da liberação pelo Corpo de Bombeiros, famílias começaram a retornar para suas casas
O combustível que sobrou no tanque que vazou foi retirado por volta das 18 horas desta terça-feira.
Por Redação
Foto Vivian Mattos

Após isolar o local onde teve o vazamento de combustível num posto no centro de Erechim, e evacuar moradores de dois prédios e de um hotel próximo ao local (em torno de 120 pessoas), na segunda-feira, 18, os órgãos de segurança, buscaram saber a origem do problema, na terça-feira, 19.

Constataram que o vazamento foi em um dos tanques de armazenamento de combustível. Começaram a trabalhar no local, para esvaziá-lo e depois promover sua retirada, que ocorreu por volta das 18 horas desta terça-feira. Outra ação foi a lavagem de toda a tubulação da rua Carlos Miranda, para evitar a formação de gases.

No final da tarde de ontem, 19, a empresa proprietária do posto de combustível, entregou o laudo para a Defesa Civil. Em seguida, no início da noite, o Corpo de Bombeiros vistoriou o local, e liberou por primeiro o hotel e na sequencia os prédios que haviam sido evacuados na segunda-feira, 18, para que os moradores retornassem para suas casas, o que está acontecendo gradativamente.

 

Como foi o dia

Por volta das 16 horas de ontem, 19, o coordenador da Defesa Civil, Vagner Mânica, reforçou que as equipes técnicas seguiam trabalhando no posto: “estão retirando o combustível do tanque e fazendo a remoção no entorno onde foi afetado. Todo esse material ficou contaminado.  O transbordamento do combustível, esse problema já foi sanado. O que acontece agora é que o combustível infiltrou no solo, entrou na rede pluvial, e acaba se dissolvendo e formando os gases. Colocamos água nos dutos e fizemos a lavagem. Com esse trabalho, ocorreu uma diminuição muito grande do odor dos gases causados pela gasolina.  Foram feitas medições ao longo do dia de meia em meia hora. Assim que a empresa através de seus técnicos, nos apresentar laudos, que chegue num patamar aceitável, podemos desinterditar por parte da Defesa Civil os imóveis”, salientou o coordenador.

O que diz a Fepam

O engenheiro químico e analista ambiental da Fepam do município de Passo Fundo que faz parte da equipe plantonista para emergências que se encontra em Erechim desde a segunda-feira, 18, Marcos Gerchman, fez um relato do primeiro dia, quando chegou ao local: “O órgão foi acionado pelo fato do forte odor de combustível junto ao hotel próximo ao posto de combustível, fonte originária do mesmo. Iniciou-se os trabalhos de deslocamento dos hóspedes como dos moradores de dois prédios muito próximos em uma ação que envolveu funcionários da empresa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Fepam, síndicos e administradores dos condomínios, após constatar o vazamento de gasolina que infiltrou no solo e que por alguma drenagem acabou se deslocando para dois prédios e o hotel”.

“O risco de explosão é mínimo, para não dizer inexistente”

O analista ambiental relatou o trabalho realizado na terça-feira, 19: “Após os trabalhos iniciados, os níveis voláteis tiveram uma grande redução, colocando os locais fora de perigo de uma possível explosão. É mínimo, para não dizer inexistente”, pontuou Marcos Gerchman.

O trabalho no local do vazamento

“Durante todo o dia os trabalhos foram focados no posto de combustível para verificação de como está a situação da tancagem, remoção do material contaminado de dentro do sarcófago e, após, se inicia uma investigação e remediação da área contaminada”, destacou Marcos.

Adequações, investigação e autuação

Com relação a liberação do posto pela Fepam, deverá realizar algumas adequações na tancagem, ou seja, um novo sistema de armazenamento e contenção, evitando novos acontecimentos. Após haverá toda a parte de investigação e remediação da área atingida. Marcos também destacou que o posto deverá ser autuado pela Fepam.

O que diz o posto de combustível

Em nota assinada pelo Gerente de Comunicação da Rede de Posto Tradição, Eduardo Oliveira, relatou o incidente ambiental em Erechim: “Assim que fomos notificados do ocorrido, nossas equipes de segurança e meio ambiente atuaram de forma imediata para conter os efeitos e reduzir ao máximo qualquer impacto. Além disso, acionamos os órgãos competentes e contratamos especialistas para assegurar que todas as medidas necessárias sejam tomadas de forma rápida e eficaz”.

Eduardo relata que: “Reforçamos que a segurança das pessoas, a preservação ambiental e o respeito à comunidade estão entre os nossos principais valores. Estamos conduzindo este processo com total transparência e responsabilidade, trabalhando para resolver a situação e implementar ações corretivas e preventivas. Seguiremos informando à sociedade e à imprensa sobre os desdobramentos e providências adotadas”, finaliza a nota.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;