Machadinho promoveu, na terça-feira, 23, a Noite das Estrelas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o programa Vivências Criativas e os alunos do Ensino em Tempo Integral. A atividade reuniu famílias, comunidade escolar e autoridades, com foco na valorização das produções desenvolvidas ao longo do ano.
Durante o evento, os estudantes lançaram livros autorais, elaborados desde a criação das histórias até a ilustração. Crianças ainda não alfabetizadas registraram suas narrativas por meio de desenhos e contações transcritas pelos professores, enquanto alunos alfabetizados, a partir do 2º ano, produziram textos e imagens de forma independente.
Para Taíse Telles, diretora do Vivências Criativas, a noite representou um momento inesquecível. “Foi um momento lindo, de conexão entre as famílias. Principalmente um momento especial de brindarmos com os alunos o seu processo de autoria, onde todos eles lançaram os seus primeiros livros. Foi maravilhoso ver as famílias e a comunidade prestigiando”, destacou.
Atualmente, participam do turno integral as turmas da pré-escola da Escola Anita Boneth Beltrame e do 1º ao 3º ano da Escola Samuel Comachio. A metodologia do Vivências Criativas é inspirada na heutagogia, abordagem pedagógica que estimula a aprendizagem autodeterminada e busca desenvolver autonomia, curiosidade e senso investigativo.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a proposta reforça a importância do tempo integral para o fortalecimento do processo educativo e da participação familiar. “No tempo integral, os alunos descobrem, criam, e o lançamento dos livros com ilustrações e textos próprios reflete o talento, a dedicação e a qualidade do nosso ensino. A Noite das Estrelas simbolizou o brilho de cada estudante, apoiado por seus educadores e familiares, mostrando que é possível crescer quando existem oportunidades que ampliam horizontes”, disse.
O município, que pactuou em 2024 a criação de novas vagas de tempo integral junto ao Governo Federal, mantém atualmente o programa com recursos próprios, sem repasses da União.
Os livros produzidos pelos alunos também estarão disponíveis para visitação durante a 3ª Jornadinha Literária e Feira do Livro de Machadinho, que ocorre de 8 a 10 de outubro, no CTG local.