A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) teve mais um marco nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, com a eleição da diretoria para a Gestão 2026-2029. O presidente Gedeão Pereira, de Bagé, encerra o mandato em dezembro de 2025 e a partir de janeiro de 2026 quem coordena os trabalhos da entidade é o produtor rural e engenheiro-agrônomo Domingos Antonio Velho Lopes, ligado ao Sindicato Rural de Mostardas.
Neste novo mandato, a região do Alto Uruguai gaúcho terá representantes na nominata, com o presidente do Sindicato Rural de Erechim, Allan André Tormen, como um dos diretores-suplentes; e o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Silva, como um dos conselheiros fiscais suplentes.
A Farsul é a federação de agricultura mais antiga do Brasil e uma das mais reconhecidas pelo trabalho atuante em prol da classe produtiva. Abrange atualmente 138 sindicatos rurais, divididos em 13 regionais espalhadas pelo Estado.
O novo presidente da Federação a partir de 2026, Domingos Antonio Velho Lopes, é uma das principais lideranças do setor que tem atuado em questões ambientais e de sustentabilidade na agropecuária, representando o Estado e o Brasil em eventos nacionais e internacionais. Atua desde 2003 na Farsul, com atuações na Comissão de Arroz e na Comissão de Meio Ambiente. Também é membro titular da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
Lopes já foi premiado com a distinção de produtor de arroz do ano por meio do Prêmio Senar - O Sul, prêmio Homem do Arroz do Ano, pela Federarroz; e com a Medalha Assis Brasil, durante a Expointer de 2016. Em 2022 exerceu o cargo de secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS.
Dois nomes da região do Alto Uruguai
Allan André Tormen |
Diretor-Suplente |
Erechim |
Luiz Carlos Silva |
Conselho Fiscal Suplente |
Getúlio Vargas |