A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta semana uma atividade de orientação sobre a prática regular de exercícios físicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Estevam Carraro. A ação reuniu moradores para abordar os efeitos da atividade física na prevenção de doenças e na saúde física e mental.
A atividade foi conduzida pelo fisioterapeuta Gilson Arreal, que apresentou informações sobre os efeitos da prática regular de exercícios no organismo. Entre os temas abordados estiveram a contribuição da atividade física para o sistema cardiovascular e musculoesquelético, a prevenção de doenças crônicas, a manutenção da funcionalidade e da autonomia ao longo da vida.
Também foram apresentados aspectos relacionados à saúde mental, como a redução do estresse e da ansiedade, a melhora do humor e a convivência social associadas à prática regular de exercícios.
Após a orientação, os participantes realizaram exercícios e dinâmicas em grupo voltados ao incentivo da prática de atividades físicas e à integração entre os presentes.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, ações desse tipo integram as atividades desenvolvidas pela Secretaria para orientar a população sobre hábitos relacionados à prevenção de doenças e aos cuidados com a saúde. "Promover ações educativas e incentivar a prática regular de atividade física é investir diretamente na qualidade de vida da população. A prevenção continua sendo uma das principais estratégias para reduzir o risco de doenças. Além disso, momentos como este aproximam a comunidade das equipes de saúde e evidenciam o papel das Unidades Básicas de Saúde como espaços de atendimento e orientação", afirma.